6 de julho de 2022

Concurso incentiva a dança e o desenho nas escolas

Práticas pedagógicas inovadoras no sul de Minas são premiadas

Apresentação do Grupo de Dança Santo Antônio do Cruzeiro

Valorizar os alunos e premiar as práticas que inovam e inspiram educadores. Esta é a síntese do 5º Concurso de Práticas Pedagógicas Inovadoras promovido pelo curso de Pedagogia da UNIFENAS. Crianças e jovens de escolas públicas e privadas do sul de Minas apresentaram o seu talento na dança e no desenho.

Este ano o concurso teve por tema "Arte e Educação". A premiação ocorreu nas categorias Desenho Infantil, Desenho Juvenil, Dança Infantil e Dança Juvenil.

Os primeiros e segundos lugares foram premiados com troféus e os terceiros colocados receberam certificados. "Nós atingimos a expectativa que foi realmente demonstrar o talento dessas crianças e jovens, tanto na questão do desenho, quanto na questão da dança", afirmou a Profa. Sandra de Souza Alves, uma das coordenadoras do concurso.

A iniciativa levou alunos da Pedagogia a produzirem um documentário que traz entrevistas com os professores envolvidos com os projetos ligados à temática do concurso e que foram desenvolvidos nas escolas participantes. "Na verdade é um documentário para cada círculo escolar. Então, é um para os anos iniciais do ensino fundamental e um para a educação infantil", disse a professora Patrícia Carolina de Souza Pereira, também integrante da comissão organizadora do evento.

Na divulgação dos resultados desta edição houve a apresentação da cartilha "Arte & Educação - Subjetividade em Ação" e, com a coordenação da professora Mônica Fernandes Rodrigues Duhart, alunas do 5º período apresentaram o musical "Quem quer ser criança". Como destacaram as organizadoras, o concurso demonstra que as iniciativas desenvolvidas impactam positivamente a aprendizagem dos estudantes e suas escolas. Algo que a Profa. Maria Cristina da Silva, coordenadora do curso de Pedagogia, considerou extraordinário: "Como a arte é uma representação de tudo que uma criança e um adolescente são capazes de fazer. Vivemos ainda um tempo pós-pandêmico, mas isso não impediu que a criatividade fosse o espetáculo desta noite".

Premiações

Para esta edição o concurso contou com os jurados: Andreia da Silva, artista plástica, artesã e oficineira; Douglas Prado, coreógrafo, dançarino, secretário de cultura e turismo de Fama e diretor da Cia Mais Dança de Areado-MG; Erica Sosa, dançarina, coreógrafa e que ministra cursos on-line para emagrecer dançando; Nilza Aparecida da Silva Menezes, pedagoga, licenciada em artes visuais e pós-graduada em Artes; e Heverton Ferreira, licenciado em Artes Cênicas, Arte Educador no Museu de Arte Contemporânea Inhotim e Museus da Inconfidência, bem como produtor de teatro Sassarico de Alfenas e professor de teatro e arte.

Na categoria desenho infantil os premiados foram: João Gabriel Miranda Xavier (Cidade Escola, de Alfenas), 3º lugar com o desenho "A natureza fala"; Pedro Noronha de Morais (Escola Municipal Tancredo Neves, de Alfenas), 2º lugar com o desenho "Os deuses e seus animais"; Mikaelly Vitória Osana da Silva (Cidade Escola, de Alfenas), com o desenho "Da minha janela".

Os premiados na categoria desenho juvenil foram: Daniel Pio Lima Ferreira (E.E. Prof. Fábio Salles, de Varginha), 3º lugar com o desenho "Razo: O vazio em tons de vermelho que se fazia inevitável"; Maria Clara Germano da Silva (E.E. Dir. Nelson Rodrigues, de Serrania), 2º lugar com o desenho "Douma"; e Vanessa Aparecida Mendes (E.E. Secretário Tristão da Cunha, de Divisa Nova), com o desenho "Dezenhos".

A categoria dança premiou apenas os primeiros colocados. Na dança infantil, Ana Clara Cruz Silvério (E.E. Coronel José Bento, de Alfenas) foi a vencedora. Já o primeiro lugar no juvenil, conduzidos pela professora Nayara Andrade, os alunos que integram o Grupo de Dança Santo Antônio do Cruzeiro, que leva o mesmo nome da escola estadual da cidade de Nepomuceno, foram os vencedores.

A premiação do 5º Concurso de Práticas Pedagógicas Inovadoras, promovido pelo curso de Pedagogia da UNIFENAS, ocorreu em junho.

Youtube UNIFENAS

Youtube TV Alfenas