17 de agosto de 2022

UNIFENAS desenvolve projeto com incentivo de Furnas

Preservação ambiental e inclusão social são trabalhadas na parceria

Os professores Paulo Roberto Landgraf, coordenador do curso de Agronomia; Adriano Bortolotti da Silva e Bruno Góes no horto florestal da Universidade

A partir do edital Socioambiental de Furnas, a UNIFENAS desenvolve um projeto que tem como objetivo trabalhar a educação ambiental, a sustentabilidade e a inclusão social na produção de mudas de espécies florestais ameaçadas de extinção.

A iniciativa está dividida em duas etapas, a primeira é o cultivo das mudas. De acordo com o professor Bruno Góes, um dos coordenadores do projeto, as mudas cultivadas no Horto Florestal da Universidade serão posteriormente plantadas na Fazenda Retiro e também no próprio câmpus. Góes destaca ainda que com os recursos disponibilizados para o projeto, uma nova casa de vegetação será construída no horto da UNIFENAS.

A segunda etapa do projeto prevê a realização de seminários e um dia de campo para o plantio das mudas, com a presença de alunos do ensino fundamental com transtorno do Espectro Autista. Por meio desta inclusão social se pretende evidenciar a necessidade da preservação do meio ambiente. "O projeto tem uma importância muito grande, uma vez que nós estamos em uma época de grandes mudanças climáticas. Ele tem como foco a sustentabilidade, conservar as áreas do entorno da represa de Furnas”, enfatiza o Prof. Adriano Bortolotti da Silva, que também é um dos coordenadores da iniciativa.

Além dos estudantes de graduação do curso de Agronomia e da pós-graduação da UNIFENAS, também participam do projeto outras instituições parceiras: a Emater - MG, o Instituto Federal do Sul de Minas, a UFLA e a UNIFAL.

UNIFENAS Vestibular 2022/2