17 de agosto de 2022

LINKacadêmico aproxima empreendedores de universitários

Desenvolvimento de sistema facilita a busca de empresários por profissionais de Ciência da Computação

Apresentações ocorreram no Salão de Eventos I

Alunos do curso de Ciência da Computação desenvolveram no primeiro semestre de 2022 um sistema que integra dados de acadêmicos e egressos, de forma a permitir que empresários tenham à sua disposição um banco de informações com possíveis candidatos a preencher vagas de estágio e de emprego. O projeto recebeu o nome de LINKacadêmico e contou com o apoio da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade e da Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas).

Como informaram os professores Celso de Ávila Ramos e Camila Bastos, responsáveis pela coordenação do LINKacadêmico, trata-se de um portfólio que destaca competência e habilidade do cadastrado no banco de dados. “A ideia desse sistema é facilitar a busca do empreendedor, de modo que ele possa acessá-lo e identificar os nossos talentos que nós temos inseridos aqui na Universidade. Analisando os projetos que fizeram e a experiência profissional que adquiriram aqui dentro”, disse a Profa. Camila.

Alunos, então no 3º e 5º períodos, foram os responsáveis pelo desenvolvimento de seis sistemas e, segundo o professor Celso, estão finalizados. “Eles passaram por todas as fases de desenvolvimento de um software, desde o projeto até o desenvolvimento e a implementação. Então, o software está pronto para ser aplicado.”

Três dos melhores sistemas apresentados foram premiados com menção honrosa, sendo que um dos alunos envolvidos ganhou uma vaga de estágio oferecida pela ACIA, que apoiou o LINKacadêmico. "Esse projeto a gente quer unir o nosso Network para poder buscar junto aos empresários a mão de obra necessária e qualificada que a UNIFENAS tem para oferecer. Então, foi a parceria perfeita", enfatizou Florence Silva Chaves, gerente administrativa da ACIA.

UNIFENAS Vestibular 2022/2