26 de agosto de 2022

Capacitação para integrantes do NDE

Professores participam de encontro que aborda a avaliação por competência

A palestrante e os professores integrantes NDE em uma das salas de metodologias ativas da UNIFENAS

De forma híbrida, ou seja, presencialmente e virtualmente, professores que integram o NDE (Núcleo Docente Estruturante da UNIFENAS) participaram de encontro cujo foco é a capacitação. "Avaliação por competência e ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)" foram os temas abordados pela palestrante Aparecida do Carmo, da Humus Consultoria Educacional.

A doutora em Letras enfatizou que o desenvolvimento de competências deve ser o foco. Defende que a sociedade da mão de obra, anterior aos anos noventa, focada no conteudismo, ensino em que o aluno apenas reproduzia o que lhe foi transmitido, não permite avançar na sociedade do conhecimento, que incentiva a inovação e o trabalho por competência, este permanente.

Segundo a palestrante, a avaliação por competência está focada na capacidade que o aluno tem de mobilizar determinados conhecimentos de aprendizagem para resolver problemas. “Na verdade, é a avaliação feita para o ENADE. O que interessa ao ENADE não é o conteúdo que você deu na graduação, mas quais competências você desenvolveu de acordo com o que está previsto nas diretrizes curriculares nacionais de cada curso."

O encontro com os professores que integram o Núcleo Docente Estruturante da UNIFENAS ocorreu na sala de metodologias ativas da Universidade, no câmpus de Alfenas. "Pensando sempre na melhor experiência para o nosso estudante, a Universidade José do Rosário Vellano segue investindo no seu corpo docente, buscando metodologias inovadoras e também proporcionando melhores experiências para os nossos docentes. O foco desse treinamento, dessa capacitação, que marca o início do segundo semestre, é realmente a avaliação. Então, seguimos pensando na qualidade do nosso ensino para formar profissionais de sucesso”, pontuou a professora Daniela Luchesi, diretora de graduação.

UNIFENAS Vestibular