30 de setembro de 2022

Congresso Mineiro de Clínica Médica volta a ser realizado presencialmente

Vestibular de Medicina e pós-graduação da UNIFENAS são divulgados no evento

Estande da UNIFENAS recebeu congressistas e lhes apresentou o que a Universidade pode lhes oferecer para crescerem profissionalmente

A Associação Médica de Minas Gerais recebeu congressistas de diferentes regiões do Brasil. Médicos e Universitários e expositores como a UNIFENAS participaram do 12º Congresso Mineiro de Clínica Médica, organizado pela Sociedade Mineira de Clínica Médica. O evento ocorreu de 15 a 17 de setembro. Como expositora a UNIFENAS divulgou a pós-graduação, as residências médicas da Universidade e o vestibular 2023, primeiro semestre, para o curso de Medicina, que terá sua prova tradicional aplicada no dia 22 de outubro de 2022.

No estande da Universidade, a professora Laura Helena Órfão, diretora de pesquisa e pós-graduação, apresentou aos congressistas o portfólio de cursos que a UNIFENAS possui. Além de destacar o vestibular para os cursos de Medicina, no câmpus de Alfenas e no câmpus de Belo Horizonte, ela esclareceu dúvidas quanto aos cursos de pós graduação: “incluindo as residências médicas realizadas no Hospital Universitário Alzira Velano, o curso de especialização em Urgências e Emergências Médicas, também realizado no Hospital Universitário Alzira Velano, e o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde, credenciado pela CAPES, nota 4, e que é realizado no câmpus de Belo Horizonte”.

Congressistas como Victor Hugo Noccioli e Gabriel Diulio, estudantes de Medicina do Rio de Janeiro, participaram do evento para adquirir novas experiências e conhecimentos. Ambos estiveram no estande da UNIFENAS e destacaram a importância da educação continuada. Disseram que a concorrência profissional exige atualização constante e o caminho natural, após formados como médicos, é o da pós-graduação e da residência médica. “A residência prepara a gente para que sejamos um melhor profissional no futuro”, afirmou Victor Hugo. Gabriel completou: “Para o médico é essencial uma pós-graduação para o currículo dele e até para o conhecimento mesmo”.

Contribuição acadêmica

“Tempo de reencontrar e compartilhar”, este foi o tema do 12º Congresso Mineiro de Clínica Médica, realizado na capital mineira. No evento houve espaço dedicado para a iniciação científica. Por meio de palestras, muitos foram os temas tratados e professores da UNIFENAS também deram a sua contribuição para o rico momento de troca de experiências.

Professor no Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da UNIFENAS, o médico José Maria Peixoto transmitiu aos congressistas a necessidade de se ficar atento ao burnout; uma doença mental causada por trabalho desgastante e que também afeta mentalmente médicos e universitários. “Eu, especificamente, trouxe alguns trabalhos que a gente desenvolveu na UNIFENAS de Belo Horizonte, no nosso mestrado, em relação ao tema do burnout e sua relação com a empatia. Mostramos exatamente a necessidade de que a gente preste atenção no cuidado do ambiente acadêmico. [Um ambiente] que cuide desse estudante de Medicina e o treine para o desenvolvimento de habilidades socioafetivas, para que ele possa, de certa forma, saber manejar a empatia e aí reduzir o burnout, reduzir o seu sofrimento e ter sucesso na carreira profissional. ”

O Congresso

Foram três dias de Congresso. Quem passou pelo estande de livros pode ver obras de profissionais que são referência em suas áreas, a exemplo do Dr. Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Ele proferiu, on-line, a palestra de abertura do evento.

Em seu pronunciamento, o Dr. Antonio Carlos Lopes falou da importância da Clínica Médica, dos obstáculos vencidos para tornar a Sociedade Brasileira de Clínica Médica forte e pujante. Uma história que começou com aproximadamente 50 idealizadores, que hoje está presente em diferentes regiões do país e que propaga o conhecimento por meio de eventos como o Congresso Mineiro e sua revista indexada.

O médico Reginaldo Aparecido Valácio, presidente da Sociedade Mineira de Clínica Médica, comemorou o retorno do Congresso Mineiro da especialidade, presencialmente, e parabenizou a UNIFENAS por fazer parte do evento. “Tudo que é feito aqui é para se desdobrar em ações no dia a dia. E a UNIFENAS está envolvida na formação dos profissionais do futuro. Então, nós subsistiremos porque faculdades como a UNIFENAS, preocupadas em inovar a metodologia, tem trazido os profissionais para os nossos congressos, para a especialidade, havidos por fazer residência, por contribuir na transformação do sistema de saúde”, afirmou ele.

UNIFENAS Vestibular