30 de setembro de 2022

Carla Sarni inspira profissionais e estudantes

Cirurgiã-dentista é proprietária da maior rede de clínicas odontológicas da América Latina

Gestores, professores e alunos da UNIFENAS com Carla Sarni (ao centro) e seu marido, Cleber Soares (de camiseta preta)

Carla Sarni, egressa do curso de Odontologia da UNIFENAS, tornou-se conhecida em todo país pela sua capacidade de se reinventar. Empreendedora nata, ela compartilhou suas experiências com estudantes e profissionais, de diferentes áreas e empresas, em dois encontros realizados na Universidade, em Alfenas.

Sua história de vida ganhou o cinema, por meio do filme "A Força De Um Sorriso", já disponível o YouTube. Ao lado de seu marido construiu a maior rede de clínicas odontológicas da América Latina, a Sorridents, com mais de 950 unidades espalhadas pelo Brasil. "Construir uma empresa de sucesso está muito ligado à determinação e à disciplina. Pois a maioria das pessoas desiste antes mesmo de vencer. A maioria das pessoas desiste, às vezes, mesmo antes de tentar. Porque fazer, dá trabalho. Nós sabemos disso! Mas nenhum desafio pode ser maior do que a nossa vontade de vencer", disse Carla Sarni.

De Camelô, que comercializava lingeries, doces, para manter-se no curso de Odontologia, a filha de um motorista de ônibus e de uma costureira tornou-se uma empreendedora de sucesso, alavancada pela sua formação na UNIFENAS. Ela afirma: "A Universidade me preparou, sim, para o mercado de trabalho. [Ela] me deu todos os subsídios que eu precisava para ser uma profissional de alta performance, de sucesso. O que faltou era eu fazer o incremento disso. Era colocar esse conhecimento por meio da atitude. Pois nós sabemos que conhecimento sem atitude não leva a lugar nenhum. Os alunos que passam por aqui [UNIFENAS], que entendem isso e que colocam em prática tudo que aprenderam aqui, com certeza serão profissionais de grande destaque no mercado".

Parte da vida de Carla Sarni foi contada com riqueza de detalhes no encontro com alunos de Odontologia e Medicina de Alfenas. Uma história que inspira estudantes e que enche de orgulho seus ex-professores. "Fazer parte dessa história dela, em um momento tão importante em que comemoramos o Jubileu de Ouro da Universidade, e recebermos uma ex-aluna de tamanha projeção nacional e internacional, como vários outros ex-alunos, é um motivo de muito orgulho fazer parte dessa família UNIFENAS", enfatizou o professor Aristides Júnior.

Alunas como Viviane Barbosa Monteiro e Isis Belli Abibi Tavares comentaram a respeito da palestra. Para Viviane a história da egressa dá força para encarar o mercado de trabalho depois de formada. Principalmente para ela que nunca trabalhou e vive com os pais. Isis acrescentou que ver que Carla Sarni se formou na UNIFENAS, e é uma mulher batalhadora, é praticamente impossível não se inspirar na egressa.

A história da cirurgiã-dentista também foi contada em um segundo encontro com colaboradores da UNIFENAS e de empresas coligadas. Um bate-papo que os levou a mudar a mentalidade, no sentido de compreender que todos possuem a capacidade de reescrever sua própria história, de funcionários, de líderes que crescem juntos com o crescimento das instituições em que atuam profissionalmente. "Eu acho que dá para identificarmos dois momentos. O primeiro é a gente identificar a importância que temos na vida do aluno, na vida da pessoa que a gente entrega o produto final, que é a educação. O outro momento é quanto à inovação no mercado, a necessidade de se adaptar, de se alcançar as possibilidades e entender que a gente tem altos e baixos na vida do empreendedor. Isso ficou muito claro com o case de sucesso", comentou Felipe Bonsanto, gerente do EAD da Universidade, a respeito da palestra.

Crescimento e ensinamentos

Os negócios de Carla Sarni prosperaram e hoje, junto com seu marido Cléber Soares, possuem outras empresas de destaque. Para ele, mais do que metodologias e inovações na gestão, os princípios, a clareza de onde se quer chegar e a forma como se lidera pessoas é o que leva à evolução de uma empresa. "Então, é estar próximo das pessoas, se relacionar, entender as dores do seu time, jogar junto com [ele]. Tem uma frase que eu gosto muito, que usamos no franchising, que é o nosso modelo de negócio principal: o franqueador, que somos nós, respira pelo nariz dos nossos franqueados, que está lá na ponta. Então, quanto mais próximo do cliente a gente for, mais conteúdo, mais a metodologia vai fazer sentido e consequentemente mais resultados para os nossos negócios, tanto profissional, como pessoal."

A Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, vice-reitora e pró-reitora de planejamento e desenvolvimento, acredita que os dois momentos, o primeiro com alunos e professores e o segundo com os colaboradores da UNIFENAS, foram inspiradores. "A Carla é um exemplo de mulher, de empresária, de empreendedora. Ela nos inspira sempre. Ela tem uma história de vida linda, que faz parte dessa instituição, como egressa. Como formadora de opinião agrega muito e foi prazeroso estar com todos, compartilhando essa história e aprendendo com ela, das lições da vida."

Se Carla é um orgulho para a UNIFENAS, para ela a instituição na qual se formou, e hoje é a melhor Universidade privada do estado de Minas Gerais e está entre as 10 melhores do país, também é um orgulho para a egressa. "É incrível ver a Universidade investindo no sucesso de seus profissionais. Pois o sucesso é treinável. Quanto mais a gente treina, mais excelência traz e melhor a gente fica", destacou Carla Sarni.

UNIFENAS Vestibular