24 de novembro de 2022

Começam os preparativos para o Sulmilho

Encontro Sul Mineiro de Produtores de Milho é uma parceria da UNIFENAS e da Emater-MG

Estudantes de Agronomia participam de toda a organização

A área de 3 hectares destinada ao Sulmilho (Encontro Sul Mineiro de Produtores de Milho) começou a ser preparada. O evento, no câmpus da UNIFENAS, em Alfenas, está programado para ocorrer no mês de março de 2023.

Alunos do curso de Agronomia já realizaram a medição dos espaços para o cultivo das sementes de milho. A edição do próximo ano contará com 12 empresas que apresentaram aos produtores quais os melhores híbridos para cultivarem, de acordo com as suas características. Segundo o professor Adauton Vilela de Rezende, um dos coordenadores do Sulmilho, cada empresa apresentará 4 híbridos, sendo 2 para grãos e 2 para silagem.

O Sulmilho ocorre desde o ano 2000. Ele é uma parceria da UNIFENAS com a Emater e envolve toda a cadeia produtiva ligada ao setor. No Dia de Campo, realizado na Universidade, empresas e alunos trocam experiências que contribuem para o avanço da cultura do milho. "É um evento importante por alinhar tanto a pesquisa, quanto a extensão, levando o que tem de materiais adaptáveis para a região, explorando o potencial produtivo, para os técnicos e para os produtores", disse Kleso Silva Franco Júnior, coordenador técnico da Emater.

UNIFENAS Vestibular