17 de fevereiro de 2023

Projeto Rondon: abraço de conforto e certeza de bons frutos

Operação Lobo Guará integra equipe de Alfenas e Divinópolis

Equipe de alunos e professores em um dos distritos do município de Cabeceira Grande-MG

"O Rondon nos permite abraçar o mundo e plantar a nossa semente do bem. Deixar a nossa história e levar um pouco de cada cidadão que nos acompanhou neste tão lindo projeto de vida e cidadania." Ana Carolina Armando, aluna do curso de Ciências Contábeis, de Alfenas, definiu assim o Projeto Rondon. Seu depoimento nos dá conta de como foi a participação de oito acadêmicos e dois professores da UNIFENAS, câmpus de Alfenas e câmpus de Divinópolis, na Operação Lobo Guará, na cidade de Cabeceira Grande, em Minas Gerais.

A operação coordenada pelo Ministério da Defesa ocorreu de 19 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023. Ela proporcionou aos participantes experiências que impactaram positivamente as suas vidas. O fato de ocorrer em comunidades carentes, no que se refere à saúde, à educação e outras necessidades de muitas cidades do interior do Brasil, as operações colocam universitários e professores em contato com realidades diferentes das quais estão acostumados.

Pedro Henrique Pereira Borges, aluno do curso de Biomedicina, conta que ao retornar da Lobo Guará percebeu que com pouco se pode ser feliz e ter a capacidade de lidar com adversidades jamais imaginadas. "O Rondon foi e continua a ser uma experiência de eterno aprendizado", afirmou o estudante do câmpus de Divinópolis.

Como escreveu o professor Fernando Félix Ranuzzi, também de Divinópolis, o Projeto Rondon é mais uma ferramenta de transformação social, inclusão e cidadania. Ele acrescenta que vivenciou uma realidade mais surpreendente do que imaginava e que se sentiu útil. "Poder levar o conhecimento que é gerado nas instituições de ensino superior para melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes é o que faz todo sentido agora."

Além de uma das integrantes da Operação Lobo Guará, a professora Sandra de Souza Alves, já participou de muitas outras operações. Vivências que considera serem únicas e que chamam a atenção pelo acolhimento das comunidades. "Contribuímos com um pouco do nosso saber e trouxemos na bagagem um sentimento de que várias sementes foram plantadas. Sementes que se continuarem cuidadas não teremos dimensão da colheita", destaca a professora do câmpus de Alfenas.

Equipe UNIFENAS

A equipe da UNIFENAS que participou da Operação Lobo Guará foi assim composta: a professora coordenadora, Sandra de Souza Alves (Alfenas) e o professor adjunto, Fernando Félix Ranuzzi (Divinópolis). Do câmpus de Alfenas os acadêmicos de Medicina Veterinária, Lara Vilela Augusto e Mariana de Souza Rocha; de Ciências Contábeis, Ana Carolina Armando; de Enfermagem, Angelina Cardoso; de Medicina, Ana Clara Nogueira Tadini e Thaís Pereira Martins; e do câmpus de Divinópolis os acadêmicos de Biomedicina Pedro Henrique Pereira Borges e Luiz Ricardo de Oliveira Castro.

UNIFENAS Vestibular