15 de março de 2023

Juiz aposentado inspira acadêmicos de Direito

Sua história de vida foi compartilhada na UNIFENAS

Dr. Fernando Tamburini contribuiu para que estudantes encontrem seu caminho na carreira jurídica

No início da graduação boa parte dos universitários enfrenta a ansiedade, o medo da nova jornada. Neste momento, a experiência de quem trilhou caminho semelhante pode fazer toda a diferença. Para alunos do curso de Direito da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, ouvir o juiz de direito aposentado Fernando Antônio Tamburini Machado, no início da graduação, foi como encontrar a luz que norteará a trajetória acadêmica e profissional.

A história do bancário que chegou à gerência na Caixa Econômica Federal, que aderiu a um programa de demissão voluntária e assim deixou a estabilidade de uma carreira promissora para se lançar no mundo jurídico e novamente ser vitorioso no primeiro concurso da magistratura do TJMG (Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais), é algo capaz de inspirar. As decisões do juiz aposentado, egresso e ex-professor da UNIFENAS, fizeram os olhos dos estudantes brilharem durante a exposição dos fatos que marcaram a sua vida profissional.

Uma vez aposentado, o professor, como nos permitiu assim chamá-lo, continua a atuar no mundo jurídico; hoje como advogado. Em sua fala o bom senso e a humildade se fizeram presentes. Como Católico Apostólico Romano salientou que suas convicções religiosas e morais não influenciaram as decisões do juiz de direito; ainda que muitas vezes contrárias ao que acreditava, pelo fato de ser necessária a isenção para se fazer justiça.

Quanto à humildade que o cargo exige, disse que em muitas situações se deparou com decisões que influenciam a vida das pessoas e que por isso não poderia impor a sua visão. “É como eu disse, às vezes eu tinha alguma questão religiosa, moral que não é a mesma da pessoa. Então, tinha que me colocar no lugar do outro para poder decidir e a humildade traz a sabedoria. Isso é o mais importante para quem decide, principalmente, a vida das pessoas.”

Para aqueles que sonham com a magistratura, um alerta: ela é um sacerdócio. A carreira glamourosa, o tratamento de excelência, de doutor ou de autoridade pode até massagear o ego sim! Como afirmou. Porém é preciso responsabilidade com o exercício da prerrogativa como juiz de direito. Disse que é preciso ter consciência de que o poder que exerce não é seu e sim do cargo. Um poder que exige, novamente, humildade e bom senso. “Gosto muito dessa palavra, bom senso. Porque você vai decidir com ela 90% das questões. Nem só na lei encontrará a solução. Então, muitas vezes, eu gostava de conversar com as pessoas, com as partes. Muitas vezes você consegue conversar numa audiência de conciliação e resolver, principalmente pacificar. Muitas vezes o juiz é obrigado a resolver, mas o mais importante é pacificar o conflito.”

Exemplo a ser seguido

Ao compartilhar suas experiências, o professor Fernando Tamburini trouxe conforto aos acadêmicos quanto ao que esperar da graduação oferecida pela UNIFENAS. “Eu achei inspiradora. Tinha insegurança quanto à Universidade particular, mas tem sido… Acho que a palavra é encorajadora”, enfatizou a caloura Júlia Botazini Braga.

Inspirador também foi a palavra usada pelo aluno Leônidas Silva, que está no 3º período do curso de Direito, para descrever o contato com o professor Tamburini. “Ele mostrou que a dedicação é mais importante que o brilhantismo! Isso ‘dá gás’ para a gente estudar e assim se dedicar mais. É muito motivador.”

O professor Alyson da Silva Leal, coordenador do curso de Direito, do câmpus de Alfenas, acredita que o juiz aposentado é um exemplo a ser seguido. “Dr. Fernando é um modelo de comportamento ímpar para todos nós, enquanto professores, enquanto profissionais aqui da casa. E também para os acadêmicos, que têm a possibilidade de conhecer toda a trajetória que foi traçada e que de certa forma começou aqui [UNIFENAS] a sua carreira jurídica.”

A família e a UNIFENAS

A UNIFENAS (Universidade Prof. Edson Antônio Velano) teve um destacado papel na formação de boa parte da família do juiz aposentado. Como nos contou, a sua esposa é formada em Biologia, a irmã dele também se graduou na Universidade e a sua mãe, já falecida, chegou a cursar filosofia na década de 1970 na UNIFENAS. “Eu me formei aqui, os meus dois filhos se formaram aqui. Então, quer dizer, a nossa formação profissional se deve à UNIFENAS. Realmente é um ensino de qualidade.”

Valorizar a UNIFENAS é algo que para ele faz todo o sentido. “De Alfenas para o Brasil e para o mundo. Nós temos que valorizar realmente esse grande empreendimento deixado pelo Prof. Edson Antônio Velano, quem eu tive a honra de conhecer, hoje em continuidade pela esposa e pelas filhas; muito bem dirigido.”

UNIFENAS Vestibular