16 de março de 2023

Sulmilho completa 15 anos

Evento apresenta os melhores híbridos de milho para grãos e silagem

Área de experimentos da UNIFENAS foi o local escolhido para do dia de campo

“A gente plantar sem ter conhecimento, a gente acaba tendo prejuízo”. Geraldo José Costa, de maneira simples e direta, respondeu à questão do porquê participar da 15ª edição do Sulmilho (Encontro Sul Mineiro de Produtores de Milho). O produtor rural da cidade de Elói Mendes - MG, assim como técnicos da Emater, produtores rurais, empresas produtoras de semestres, zootecnistas, alunos e professores do curso de Agronomia da UNIFENAS, esteve no evento que ocorreu na Universidade.

Como Geraldo José, os agricultores procuram se informar para melhorar sua produção a partir de tecnologias direcionadas ao cultivo do milho. Não por acaso, eles participam do Sulmilho. Nos estandes visitados na área de experimentos da Universidade, o que se observou foram espigas bem granadas, expostas de maneira a serem convidativas aos olhares dos visitantes. Nestes espaços representantes de nove empresas do agronegócio apresentaram suas melhores sementes para grãos e silagem. “A gente entende que um evento desse é benéfico para os produtores, para a região. Justamente para isso, para a gente poder divulgar o nosso portfólio, os produtores estarem cientes sobre as tecnologias, as novidades”, destacou Yvan Macedo, representante comercial de uma das empresas expositoras.

A criação do evento pela Universidade, com o apoio da EMATER, em 15 edições contribuiu e contribui para impulsionar o plantio do milho na região de Alfenas. A cada evento novas sementes melhoradas geneticamente são apresentadas. Como professor do curso de Agronomia e um dos coordenadores do encontro, Adauton Vilela de Rezende destacou que “a cultura do milho é uma cultura básica, fonte de proteína; ou seja, é o principal alimento para frango, para suíno e para gado leiteiro. Então, hoje a gente vê a agricultura do milho muito forte aqui no sul de Minas”.

Palestra aborda manejo do solo e adversidades climáticas

Alta produtividade! Este é o desejo de todos os produtores. E conhecer os melhores híbridos é importante, assim como é preciso ficar atento ao manejo do solo e às diversidades climáticas. Na palestra para os participantes, ao menos 32 problemas que afetam a produtividade foram apresentados. Dentre eles a compactação do solo. Segundo o Kleso Silva Franco Júnior, coordenador técnico da Emater, regional Alfenas, isto ocorre devido a entrada de máquinas e intensificação de cultivos, o que acentua essa compactação. “E quando a gente tem problema de compactação a gente tem menor eficiência radicular, menor eficiência na absorção de nutrientes, água, aeração e por aí reflete na produtividade como um todo; sem contar a parte ambiental. O solo é o maior armazenador de água que nós temos. Se não tivermos o armazenamento dessa água, ela vai escorrer, contaminar córregos e a gente vai ter problema”, argumentou Kleso Silva.

Como solucionar a questão? Kleso respondeu: “A gente precisa se preocupar muito com práticas conservacionistas: reduzir velocidade de água de chuva, melhorar a infiltração, palhada, matéria orgânica, manejos que melhorem a condição do solo”.

Há mais de uma década e meia, o Sulmilho conta com a organização do curso de Agronomia da UNIFENAS. Mais do que divulgar as melhores sementes, a Universidade forma profissionais que em breve auxiliarão os produtores em suas plantações. “Eu mesmo nunca tinha participado da organização de um evento desse porte. Achei muito interessante a forma como se faz essa preparação. Com certeza agrega demais, porque amanhã ou depois que eu me formar, se por um acaso entrar em uma empresa dessa [expositora], já tenho esse conhecimento; que é de grande valia para organizar eventos”, disse Mauro Aparecido Ambrósio Filho, aluno do curso de Agronomia da UNIFENAS.

Geraldo José Costa, o produtor rural do início desta matéria, sentenciou: “Olha, o que eu quero dizer é que quem está presente aqui hoje, tá ganhando dinheiro… em levar esse conhecimento para casa”.

UNIFENAS Vestibular