29 de março de 2023

Estudantes do ensino médio em contato com o ensino superior

Colégio Estadual e UNIFENAS trabalham em prol do profissional do futuro

Aos estudantes é ofertada a possibilidade de definir o caminho profissional a seguir

O objetivo comum de apresentar caminhos a serem seguidos, após a conclusão do ensino médio, fez com que nascesse a “Feira de Profissões - Profissionais do Futuro”. Quinzenalmente universitários e seus professores conversam com estudantes secundaristas; em pauta o ensino superior. A E.E.Dr. Emílio Silveira, conhecida como Colégio Estadual, e a UNIFENAS (Universidade Prof. Edson Antônio Velano) estão à frente da Feira.

A cada encontro dois ou mais cursos se farão presentes. O primeiro contato foi com os cursos de Administração e Ciências Contábeis. Universitários que estudaram no Colégio demonstraram a transformação que o curso superior proporcionou às suas vidas. As atividades focam nas oportunidades profissionais e como pode ser o dia a dia dos estudantes na Universidade. “Mostrar para eles as possibilidades do futuro e que estão abertas para cada um deles”, disse o Prof. Rogério Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS.

A Feira integra as disciplinas “projeto de vida” e o “projeto pós-médio”, já desenvolvidas no Colégio. Em conjunto, todas as iniciativas auxiliam os estudantes a decidirem não só em relação ao curso superior, mas também para uma promissora carreira militar ou até mesmo se tornarem um empreendedor. “É uma oportunidade que eles têm de sair do ensino médio conhecendo esses cursos e como acessar a Universidade”, enfatizou Mara Lúcia Cabral Marcelino, professora do Estadual e responsável pelos projetos.

Para o encerramento da “Feira de Profissões - Profissionais do Futuro” está prevista uma visita guiada à Universidade. Ela ocorrerá no câmpus de Alfenas e os secundaristas terão acesso a laboratórios, bem como toda infraestrutura usada na formação acadêmica.

UNIFENAS Vestibular