31 de março de 2023

Projeto Medicina de Rua está em atividade

Iniciativa partiu de alunos da UNIFENAS e conta com outros apoiadores

Apresentação para os integrantes do Conselho Municipal de Saúde

Ao observarem iniciativas que fazem a diferença na vida de pessoas em situação de rua, estudantes do curso de Medicina da UNIFENAS criaram o Projeto Medicina de Rua. O objetivo é oferecer assistência à saúde e bem-estar. Para a sua realização contam com o apoio da Universidade, do CEAD POP Rua e da Estratégia Saúde da Família - ESF Unisaúde.

O projeto seguirá os mesmos princípios que norteiam a Associação Médicos do Mundo, uma organização não-governamental que presta atendimento multidisciplinar a moradores em situação de vulnerabilidade. A assistência envolve suporte médico, odontológico, jurídico, dentre outras iniciativas que se enquadram nos objetivos do Medicina de Rua.

De acordo com Maria Clara Garcia de Oliveira, presidente do projeto e aluna de Medicina, os estudantes envolvidos com a iniciativa produzirão relatos de casos, publicarão artigos científicos e serão agentes de transformação; um trabalho que envolve o ensino, a pesquisa e a extensão. Ela nos conta que o Projeto começou a ser idealizado após filiação à ONG Médicos do Mundo e que o considera importante, “pois atinge uma camada da população que pode estar carente de seus direitos previstos por lei, tais como saúde e bem-estar”.

Já em desenvolvimento, o Projeto de Rua foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde de Alfenas-MG pela aluna Maria Clara e Natasha de Amorim Malato, vice-presidente, ambas do 5º período de Medicina da UNIFENAS. O projeto tem como orientadora as professoras Lidiane de Oliveira Vilela e Lisângela Muniz Rodrigues Bittencourt.

UNIFENAS Vestibular