31 de março de 2023

IGC - 4 mantêm a UNIFENAS como a melhor instituição de ensino superior privada de Minas

Compromisso e Comprometimento caminham juntos na formação acadêmica da Universidade

Processo avaliativo auxilia a UNIFENAS a nortear o caminho da formação diferenciada

“Qualidade de Ensino, de Infraestrutura, professores altamente qualificados que dedicam integralmente suas atividades à Instituição e, principalmente, comprometidos da contínua melhoria desses indicadores, objetivando formar alunos altamente qualificados e aptos a ingressar no Mercado de trabalho.” Esta é a resposta institucional da Universidade Professor Edson Antônio Velano - UNIFENAS ao questionamento do que os alunos, futuros alunos e a sociedade podem esperar da instituição que novamente recebeu o IGC - 4 (Índice Geral de Cursos), do INEP/MEC, e consequentemente se mantém como a melhor Universidade privada de Minas Gerais.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União, pelo INEP/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação), referente à PORTARIA nº 136, de 29 de março de 2023. De acordo com a Assessoria Pedagógica da UNIFENAS, na pessoa da procuradora institucional Alessandra Giarola, o IGC divulgado se refere ao ano de 2021, pois depende do resultado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). “Como o ENADE sempre é realizado no mês de novembro de cada ano, o resultado do IGC do ano vigente será relativo ao ano anterior à realização do último ENADE.”

Alessandra Giarola afirma que a partir dos resultados publicados a Instituição consegue mensurar pontos de melhoria. Como consequência, a constante busca pela excelência na educação. “Em números analíticos, em comparação a nota anterior, a UNIFENAS teve uma significativa progressão. O resultado do IGC objetiva desenvolver o processo permanente de aperfeiçoamento das funções de ensino, pesquisa, extensão e gestão, como, também, perceber as potencialidades e limitações da instituição, de modo a sensibilizar a comunidade acadêmica no que diz respeito à importância de um processo avaliativo.”

Como consta no portal do MEC, o IGC tem como base a média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Desta forma “sintetiza em um único indicador de qualidade todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino”, informa o MEC.

A procuradora institucional da UNIFENAS complementa que esse índice “atesta o desempenho dos alunos no ENADE, a qualidade dos recursos didáticos e instalações físicas, o percentual de doutores e de professores atuando em regime integral em todos os câmpus, como também de todo corpo técnico administrativo, envolvidos nos processos avaliativos”.

Para a UNIFENAS, “o resultado do IGC exprime, inegavelmente, o legado do Professor Edson Antônio Velano de comprometimento com a qualidade e inovação no ensino superior e disseminação de conhecimento, no Estado de Minas Gerais”.

Youtube TV Alfenas

UNIFENAS Vestibular