5 de abril de 2023

Dez anos da Copa Prof. Edson Antônio Velano de Caratê

Competição leva o nome de um educador que incentivava a prática esportiva

Pratica esportiva desenvolve a disciplina a ser aplicada em casa e na escola

Atletas de 13 cidades se encontraram em Alfenas para colocar à prova a sua habilidade em lutas imaginárias (Kata) e na luta propriamente dita (Kumite). Os mais de 200 atletas inscritos confirmaram a relevância da Copa Prof. Edson Antônio Velano para o cenário do Caratê no sul de Minas. Em dez anos de realização a competição presta homenagem ao fundador da UNIFENAS, por ter sido um dos grandes incentivadores da prática esportiva na cidade. Em 2023 a Copa foi realizada pela Prefeitura de Alfenas e organizada pela Liga Alfenense de Caratê.

O professor Ávner Augusto Pires Pereira esteve presente na abertura para representar a Universidade. Ele que é coordenador do curso de Educação Física e praticante de outra arte marcial, o jiu-jitsu, afirmou que a UNIFENAS se pauta pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão. O incentivo ao esporte também é abraçado pela instituição, por isso o apoio a eventos como a Copa de Caratê.

Quanto à competição em si, disse que a vê como um espaço de integração. “É um momento em que todos praticantes têm a oportunidade de mostrar a sua evolução, de serem avaliados por árbitros treinados, com a pressão de uma torcida, entender essa questão do psicológico. Vejo com muito bons olhos.”

Nesta edição, Willian Souza, aluno de Educação Física da Universidade, como atleta conquistou o 1º Lugar no Kata e 2º Lugar no Kumite, na categoria de vermelho a verde adulto, com idade entre 18 e 34 anos. Ele é um dos exemplos do quanto o esporte transforma vidas. A prática esportiva o levou à graduação na UNIFENAS. “Desde criança eu pratico esporte! Por isso ingressei nas artes marciais e optei por ser um futuro profissional de Educação Física.”

O ensino e o esporte se entrelaçam na visão do professor Sidney Quintino Vieira, presidente da liga, que conviveu com o fundador da Universidade. Para ele, motivos não faltam para que a Copa tenha o nome que tem. “O Prof. Edson, além de ser uma pessoa visionária, era uma pessoa que apoiava tudo, principalmente esporte. É com grande satisfação que essa Copa leva o seu nome. Essa grande figura que foi o professor, não só para o esporte como para a cidade de Alfenas.”

A satisfação do presidente da Liga também é a de Fábio Marques Florêncio, prefeito de Alfenas. Ele, que é egresso do curso de Direito da UNIFENAS, cresceu ouvindo as pessoas falarem que o Prof. Edson Antônio Velano apoiava todas as modalidades de esporte. Hoje, como chefe do executivo municipal, se espelha em pessoas que valorizam o esporte e por isso incentiva o programa Cidade Escola, desenvolvido pela prefeitura e que inscreveu aproximadamente 120 atletas para a Copa.

“Fico muito feliz por ter essa oportunidade de fazer o esporte de Alfenas crescer, ser valorizado; e é um orgulho muito grande de ter feito o curso de Direito na UNIFENAS. Era um sonho que sempre tive e me sinto realizado.” Esta fala do prefeito ligou o ensino ao esporte e os relacionou ao sonho que pode transformar a vida dos jovens. Destacou que o esporte traz a disciplina que se reflete em casa, na escola e tira as crianças de “um mundo adverso que a gente sonha”.

UNIFENAS Vestibular