14 de abril de 2023

“Doença do Carrapato”: um livro de quem pensa diferente

Egresso do curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS venceu barreiras para publicar a obra

Palestra do “Dr. Keka”, na Semev de 2013, o inspirou a publicar seus estudos

“Não tenha medo de pensar diferente dos outros. Tenha medo de pensar igual e descobrir que todos estão errados. A medicina cura o homem, a medicina veterinária cura a humanidade.” O texto anterior é uma dedicatória que está no exemplar do livro “Doença do Carrapato - Uma zoonose importante”, doado ao curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS, onde o autor se formou em 1993. A obra é resultado dos estudos do médico veterinário José Luiz Perez Moraes, mais conhecido como “Dr. Keka”, um apelido de infância. Ele esteve na Universidade para deixar o exemplar que está na sua 1ª edição.

O livro surgiu do não reconhecimento da letalidade da doença e, de acordo com o médico veterinário, está relacionada à morte de sua própria mãe e de uma criança de 6 anos de idade; casos não solucionados pela medicina convencional. “Percebi que no final das contas somente eu falava, exaustivamente, sobre este assunto, ainda turvo e nebuloso para ambas as medicinas. Fui taxado de ‘louco’ e diziam que ‘para o Dr. Keka tudo é doença do carrapato’. Certa vez um pediatra e uma infectologista foram na TV, da cidade de Mococa-SP, dizer, em alto e bom tom, que ‘isto era história de carochinha’. Observação: não se refuta evidência científica com opinião! Lastimável”, desabafa o clínico geral e cirurgião veterinário, que reside na cidade paulista, onde tem uma Clínica Veterinária.

O vínculo criado pelo Dr. Keka com a UNIFENAS ultrapassa a questão de ser egresso da Universidade. O próprio livro teve sua inspiração a partir de uma palestra que fez na instituição, durante a 27ª Semev (Semana de Medicina Veterinária da UNIFENAS), em 10 de setembro de 2013. O convite para palestrar partiu do então coordenador do curso, o saudoso professor Paulo Afonso da Silveira Ferreira.

O autor destaca o porquê da temática do livro. “Eu enxergo essa doença atípica (cada organismo reage de uma forma, ao entrar em contato com estas bactérias, desenvolvendo enfermidades variadas), como causa principal de várias doenças graves, que poderiam ser evitadas com tratamento precoce”.

Destinado para profissionais da saúde e pessoas interessadas no assunto, o livro é uma publicação independente. A expectativa do médico veterinário é que a obra possa contribuir para o “desenvolvimento da ciência e, principalmente, salvando vidas. É uma nova ótica, um novo olhar clínico para velhos problemas, diagnósticos e causas de doenças, às vezes incuráveis, mas que a partir daqui podem ser evitadas”, relata.

O médico veterinário José Luiz Perez Moraes disse ter um carinho especial pela UNIFENAS. Foram 5 anos na Universidade e que deixaram saudades. “Tive excelentes professores, nos quais me espelhei… Amo de coração a cidade de Alfenas-MG e a UNIFENAS”, escreve o autor.

Ele afirma que na Universidade encontrou as condições necessárias para se tornar um bom profissional. Pelos professores que teve se considera “sortudo” e destacou que ninguém abre caminho ao conhecimento sozinho. “Seus ensinamentos me contagiaram ao ponto de enxergar estas bactérias expostas no meu livro.”

A obra pode ser adquirida por meio do Instagram @drkeka3, pelo WhatsApp (19) 99624-0095 ou pelo mercado livre.

UNIFENAS Vestibular