8 de maio de 2023

Mostra Artística e Cultural completa 10 anos

Comemoração em ambiente aberto e com Feira de Profissões

Paralela à Mostra, a Feira de Profissões contou com presença de alunos do ensino médio de Alfenas e região

Duas vezes a cada semestre ela reúne artistas dos mais diversos estilos musicais. Sejam profissionais da música ou não, a cada apresentação sentimentos se afloram com o som dos instrumentos, com as canções pensadas para o momento. Em 2023 ela se tornou ainda mais especial, pois a 20º Mostra Artística e Cultural da UNIFENAS celebrou os 10 anos de realização do evento. Uma comemoração diferente, que deixou o auditório para o ambiente aberto no Centro Esportivo Universitário, do câmpus de Alfenas.

Laika Jazz Band, Rockndois, Nadson e Banda, Paulo Boeri e Celsinho Voxl e Banda apresentaram estilos variados, porém em harmonia com a temática “Baile Pop”. Esta é uma das características da Mostra: a cada edição promover a diversidade de ritmos. “A música pop brasileira não tem nem como definir. Porque é uma mistura de estilos. E é exatamente isso que a gente queria. Que todos os artistas se encaixassem nesse tema”, disse Jussara Mesquita, coordenadora do Nucau (Núcleo de Cultura e Artes da UNIFENAS).

Enquanto os artistas se apresentavam no palco, universitários, professores, gestores da Universidade, convidados e até mesmo estudantes do ensino médio, da região de Alfenas, passearam por meio das diversas áreas do conhecimento, na Feira de Profissões montada no mesmo ambiente. Todos os cursos da UNIFENAS se organizaram para junto à Mostra Artística e Cultural demonstrar o potencial da instituição, que investe na arte e que se destaca no ensino, na pesquisa e na extensão. “É um momento de integração, onde recebemos escolas públicas e privadas. Isso para nós é prazeroso poder receber tantos alunos, tantos interessados em estudar aqui na Universidade,” destacou o Prof. Rogério Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários.

O professor comemorou os 10 anos da Mostra por considerá-la relevante para divulgar a arte e a cultura, de forma a integrar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Antes da criação do Nucau, a Mostra já ocorria por meio da organização da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários. “É um momento histórico realizarmos a 20ª edição de uma mostra artística e cultural, onde conseguimos, ao longo dos anos, mostrar diversos gêneros musicais; desde o samba, à música popular. Todas as modalidades musicais e artísticas foram trazidas para que os alunos conhecessem. E hoje temos o ‘Baile Pop’, com jazz, com rock. Enfim, um pouco de cada coisa, consagrando [o evento].”

Seja nos bastidores ou até mesmo cantando, a professora Jussara esteve presente em todas as edições. Aproveitamos o momento para provocá-la, para a capela, cantar uma música que marca os dez anos da Mostra. “Ah meu Deus, o que nós podemos cantar: ‘Dias melhores pra sempre’. Dias melhores para a UNIFENAS. Dias melhores para o Nucau. Dias melhores para todos que estão aqui prestigiando.”

UNIFENAS Vestibular