12 de maio de 2023

Curso de instrumentação cirúrgica remodelado

A enfermeira Marilane; Luciano Dutra, diretor administrativo do HUAV; a enfermeira Elisângela; e a turma que iniciou o curso no mês passado

A 25ª turma de Instrumentação Cirúrgica inaugurou uma nova fase do curso ofertado pelo Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV) e pela UNIFENAS. O material disponibilizado aos alunos foi reestruturado e também contempla noções de vídeo-cirurgia e cirurgia-robótica, bem como de OPME (órteses, próteses e materiais especiais).

As enfermeiras Elisângela Maria de Paula Ferreira Cândido, coordenadora do CME (Central de Material e Esterilização), e Marilane Aparecida Puras, coordenadora do bloco cirúrgico do HUAV, destacam que o curso está dividido em dois módulos. Com uma infraestrutura diferenciada, as aulas teóricas e práticas contemplam os espaços do CME e do Centro Cirúrgico do hospital.

Estudantes de Enfermagem, técnicos de Enfermagem, profissionais ligados à área da saúde e representantes de empresas de produtos de prótese integram a nova turma. Segundo Elisângela, alguns egressos podem “ser captados para integrar a equipe do hospital e outros talentos saem capacitados para o mercado de trabalho”.

Marilane complementa ao afirmar que a demanda por profissionais com este curso é alta. “Hoje o instrumentador é necessário praticamente em todos os processos cirúrgicos. E com a evolução das cirurgias evolui-se também o instrumentador e a responsabilidade.”

“O curso reforça o papel do HUAV, não só enquanto entidade assistencial, mas que forma profissionais!” A afirmação é de Luciano Alves Dutra, diretor administrativo do hospital. Ele também destaca que “o Alzira Velano forma profissionais de várias áreas e a instrumentação cirúrgica tem um papel estratégico dentro da instituição; até porque o processo cirúrgico aumenta a cada dia”.

UNIFENAS Vestibular