17 de maio de 2023

Fórum de Extensão Universitária conta com mais de 200 iniciativas inscritas

Apresentações dos programas e dos projetos envolveram alunos e professores

A Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS realizou o 22º Fórum de Extensão Universitária. Entre projetos e programas desenvolvidos em 2022 e outros em andamento neste ano, foram inscritos mais de 200 iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população, onde a Universidade se faz presente. A palestra de abertura abordou a “Economia Criativa e Colaborativa”, proferida pela administradora Lúcia Helena da Silva, docente do Instituto Federal do Sul de Minas, de Machado-MG.

As apresentações ocorreram de 8 a 12 de maio. Houve transmissões dos câmpus de Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha para dois canais do Youtube; o primeiro da “UNIFENAS na Comunidade” e o segundo para o canal oficial da Universidade. O professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, lembrou o tripé ensino, pesquisa e extensão para enfatizar que a extensão universitária promove a integração com a comunidade.

O diretor destaca que há projetos que constam no primeiro anais do Fórum, em 2001, e são desenvolvidos até o presente momento. “Vivos e ativos até hoje, cumprindo o seu papel na sociedade, sua missão de responsabilidade social, de responsabilidade ambiental. E isto é motivo, para nós, de muita satisfação e muita alegria.”

No primeiro dia do evento, convidados, professores e alunos participaram da palestra que ocorreu em Alfenas e foi transmitida para o Youtube. A palestrante Lúcia Helena, que é egressa da graduação da UNIFENAS, formada 1998, ao abordar a “Economia Criativa e Colaborativa”, disse se tratar de questões culturais regionalizadas; que podem se tornar modelagem de negócios e auxiliar no desenvolvimento local a partir do conhecimento regional.

De acordo com Lúcia Helena, que é mestre em administração, na área de gestão social, ambiente e desenvolvimento, a economia criativa “envolve várias áreas como arquitetura e urbanismo, tecnologia e desenvolvimento de softwares, música, teatro, turismo. Então, é um leque de opções e trabalhos que podem ser desenvolvidos a nível regional, com o objetivo de fomentar a economia local e o desenvolvimento da região”.

UNIFENAS Vestibular