19 de maio de 2023

Finalistas do Prêmio Assis Chateaubriand recebem troféus

Nesta 15ª edição os 18 finalistas receberam troféus

Histórias de superação, de acolhida, de compromisso em transformar vidas são exemplos deixados por projetos sociais desenvolvidos no sul e sudoeste de Minas. Ações que ganham maior visibilidade por meio da iniciativa da UNIFENAS, do Netsu (Núcleo de Estudos do Terceiro Setor Universitário) e da TV Alterosa, responsáveis pela realização do Fórum Regional de Responsabilidade Social e Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social (2023), que a cada ano contempla 10 iniciativas inscritas para a premiação.

Em sua 15ª edição os 18 finalistas foram premiados com troféus. Na cerimônia de entrega, representantes de cada um dos projetos pôde acompanhar vídeos com o resumo de suas ações e que foram ao ar na programação da TV Alterosa (afiliada ao SBT). Na plateia a emoção tomou conta de seus idealizadores, que acompanharam na projeção a concretização de suas iniciativas, que são capazes de transformar vidas, com oportunidade de crescimento para quem delas participa e as desenvolve.

No discurso de abertura, o Professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, destacou que foram muitos os desafios enfrentados pela organização na realização do Prêmio. O resultado de todo esforço se materializa quando se observa que mais de 300 organizações não governamentais e instituições socialmente responsáveis tiveram maior visibilidade por meio da premiação.

O Sonnar Coral e Orquestra se apresentou na abertura da cerimônia. Após o Hino Nacional, o maestro Thiago de Moraes, antes de cantar outra canção, brindou os presentes com palavras que transcenderam o momento da premiação, como destacou a professora Sandra de Souza Alves, coordenadora do Netsu. Uma fala justa e perfeita no reconhecimento de todos que se esforçam por uma sociedade mais igualitária e fraterna. Aplaudido, de pé, pelos que estavam no Salão de Eventos I da Universidade, o maestro falou da importância de que juntos cada projeto deve permanecer com seus olhares no próximo.

Premiados da 15ª edição

Os executivos de conta, Mariane Pedroso Sales e Sérgio Castro Souza, representaram a TV Alterosa na solenidade em que o destaque foi para os projetos Cozinha Pedagógica – EMEI Prof. José Eduardo de Oliveira Prado (Raios de Sol), de Alfenas; Programa de Educação Ambiental (Progea), da Polícia Militar de Minas Gerais, representado pela cidade de Poços de Caldas; e a Horta Escolar: Semeando o saber com o Tio Tharley, este também de Alfenas.

Entre os dez projetos de maior relevância também estavam: o Cão Terapia, de Poços de Caldas; o Escola Amiga Vida Viva, da Associação de Voluntários da Vida Viva de Alfenas; Associação Beneficente Maria Pequena, de Poço Fundo; Associação Esporte Clube Cruz Preta, de Alfenas; Projeto Social Garotos e Garotas da Vila, de Santa Rita do Sapucaí; Fope (Força Pré Militar Brasileira JCD Promenor Missão Brasil), de Alfenas; e Flic - Feira do Livro de Campanha/OSC Sebo Cultural, de Campanha.

Este ano os projetos que ficaram entre os 18 finalistas também foram premiados com troféus. Entre eles estavam os projetos: Educação em Ação, de Conceição do Rio Verde; Solidário Impactar; Programa Cidade Escola; Ações de Prevenção à Criminalidades em Alfenas, da Secretaria de Defesa Social; Atos 29; Clube Recreativo Juventude Alfenas; Regularização da captação e uso do recurso hídrico de 20 pequenos produtores familiares; e Cineclube Veredas: O Cinema Como Espaço de Formação e Diálogo. Estes últimos, todos de Alfenas.

UNIFENAS Vestibular