14 de junho de 2023

Live da Semana do Meio Ambiente propõe união de pesquisadores

Unir esforços de pesquisadores é uma das metas propostas na Live

Representantes da UNIFENAS, da UNIFAL, do Ministério Público, da OAB e até mesmo usuários do Lago participaram da Live Semana do Meio Ambiente “Lago de Furnas: O que podemos fazer por ele?”. O Dr. Raymundo Lázaro Vellani Júnior, diretor jurídico da Federação Mineira de Pesca Esportiva e professor de direito ambiental, foi convidado pela UNIFENAS para falar da temática.

Ao abrir a palavra aos presentes à Live, muitas das exposições foram no sentido de se realinhar as expertises das Universidades e dos Institutos Federais no que se refere aos estudos realizados e pesquisas futuras. Há um consenso de que a união de esforços acadêmicos possa nortear ações que atendam aos mais diversos interesses; a exemplo do econômico, do social e do ambiental.

A Live foi proposta pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) e pela Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC) da UNIFENAS. Ela surgiu do interesse em levar à frente as discussões, já em andamento na área política, jurídica e entre os usuários do Lago, acerca da revitalização, do licenciamento, do uso múltiplo e da qualidade dos recursos hídricos. Independente da denominação que se queria dar, “Lago de Furnas”, “Represa de Furnas” ou “Mar de Minas”, o que se deseja é colocar as competências das instituições a seu favor, visando o bem comum de todos os envolvidos e das futuras gerações.

A Live pode ser acessada no canal do Youtube “UNIFENAS na Comunidade”, no espaço “ao vivo”.

UNIFENAS Vestibular