30 de junho de 2023

Uma árvore em julgamento

Alunos se caracterizam para a encenação na Praça Getúlio Vargas

Eles aceitaram o desafio de um final de semana diferente. Escolheram um sábado de junho para agir em prol do meio ambiente. Quem passou pela Praça Getúlio Vargas de Alfenas-MG pôde ver alunos do 3º período, diurno e noturno, do curso de Direito da UNIFENAS assumirem os personagens de juiz, de promotor, de advogado, de testemunhas e de agentes penitenciários. O fictício “Júri da Árvore - Julgamento focado na questão ambiental” envolveu uma senhora, vítima de uma árvore, ré no processo.

Este júri propôs a conscientização das leis ambientais a partir de estudos acadêmicos e da obra literária Júri da Árvore, da Cria Editora. Os estudantes de Direito tomaram conhecimento do texto e pediram autorização para encenar. A história se dá em torno de uma senhora que resolve exterminar uma árvore; cansada de limpar a “sujeira” das folhas caídas e da raiz que destruía sua calçada. Surge então o processo que apresenta a senhora como vítima e a árvore se torna ré.

Caracterizados, alunos se fantasiaram de árvore e se submeteram ao júri. De acordo com a professora Nivalda de Lima, responsável pela disciplina ATEX III, do curso de Direito, os alunos abraçaram a ideia, assim como a autora do texto, que permitiu que o mesmo fosse usado para a encenação. O trabalho se tornou uma forma de conscientizar as pessoas e reverter a situação em favor da árvore.

UNIFENAS Vestibular