20 de julho de 2023

Hackathon desenvolve aplicações para a agricultura

Alunos, professores e egressos da UNIFENAS que prestigiaram o encerramento do Hackathon

Ao promover o seu 5º Hackathon, o curso de Ciência da Computação da UNIFENAS trabalhou com o tema “Agrotec - Tecnologia para a agricultura de precisão”. Nesta edição se desenvolveu aplicações que possam atender as necessidades de quem atua no agronegócio. Dividido em duas partes, uma aplicação web e um aplicativo para dispositivos móveis, o projeto teve por objetivo compilar informações em tempo real que auxiliem com dados relacionados, por exemplo, à previsão de custos, tempo para plantio e irrigação.

As aplicações foram desenvolvidas por seis grupos formados por alunos do 5º período e do 7º período do curso de Ciência da Computação, cada um com dois alunos da Agronomia. “O nosso Hackathon tem essa característica, todas as edições a gente procura fazer em conjunto com outra área; até porque os profissionais de computação lidam com desenvolvimento de aplicações computacionais relacionadas a diversas áreas”, disse o professor Celso de Ávila Ramos, um dos organizadores.

O clima de competição do Hackathon instigou os estudantes a pesquisarem, inclusive, contaram com informações da EMBRAPA. O que melhora ainda mais a produção do conhecimento, como afirmou a professora Flávia Aparecida Oliveira, coordenadora do curso de Ciência da Computação. “Cada vez mais são experiências exitosas, onde nossos alunos, de forma geral, têm as competências e habilidades ampliadas com o Hackathon”. E complementa: “Aqui os alunos podem e devem desenvolver seus soft skills [habilidades comportamentais] ao trabalharem em equipe, serem líderes, mentores. Experiências adquiridas na Universidade para atuarem no mercado de trabalho”.

Quanto à participação dos alunos da Agronomia, o professor Sebastião Nilce Souto Filho argumentou que coube a eles representarem os produtores rurais. Apresentaram as dificuldades, as necessidades do setor agrícola para que as aplicações resolvessem da melhor forma, com tecnologia e informação quanto ao clima e a produção. “Essa fusão Computação/Agronomia foi muito válida, um grande aprendizado para todos os alunos que se envolveram com o trabalho. Resultou em projetos úteis para o produtor”, disse o professor.

Os participantes receberam certificados de destaque e menção honrosa que devem enriquecer o seu portfólio.

UNIFENAS Vestibular