21 de julho de 2023

SIPAT 2023: Estímulo ao olhar para si e para o outro

Palestra com Pe. Rhilton Marques reforça a valorização das virtudes e não dos defeitos com quem trabalhamos

Um grupo heterogêneo de colaboradores da UNIFENAS pôde conectar-se consigo mesmo por meio da SIPAT 2023 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho). As palestras propuseram um repensar de atitudes frente à própria vida e ao convívio em equipe.

A Semana ocorreu com o apoio do Sesmt (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) e da gerência de recursos humanos. Coube a CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) a organização. Este ano consideraram-se os aspectos de ambientes de trabalho mais seguros e ao mesmo tempo buscou-se estimular que cada pessoa pudesse enxergar em si o potencial de crescer e ao mesmo tempo sua importância no auxílio de professores e gestores na formação dos estudantes da Universidade. Um filósofo e uma psicóloga abriram as palestras da SIPAT.

O filósofo e teólogo Pe. Rhilton Roger Candido Marques conquistou a atenção do público ao instigá-lo a renunciar ao preconceito, à vaidade e a valorizar as virtudes. Dentre as muitas reflexões possíveis, a partir de sua exposição pode-se afirmar que como vivemos em comunidade, e no trabalho atuamos em equipe, o sucesso coletivo é alcançado quando se soma o talento de cada um.

Seu tema, “Espiritualidade no ambiente do Trabalho”, destacou que espiritualidade é postura de vida. O vigário da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Alfenas-MG, também falou de pertencimento, de que os resultados positivos ou negativos de um time são de responsabilidade coletiva. Como sacerdote, afirmou que o sucesso se alcança com o amor ao próximo.

Muito do que foi dito na primeira palestra também se observou na segunda. A treinadora comportamental, psicóloga e coach de desenvolvimento, Rosangela Manfredini, reafirmou que a espiritualidade nos leva a transcender. Sua palestra, “Tome consciência de si mesmo para crescer”, contou com dinâmicas que objetivam o autoconhecimento. Valorizar suas melhores características e tirar um tempo para ficar só, consigo mesmo, foram dicas deixadas por ela.

A partir de um filme, enfatizou que nós temos ao menos três personagens ao nosso redor e que influenciam nossas vidas: um que diz que não podemos crescer e que nos atrapalha de sonhar; outro que nos impulsiona a nos desafiar, criativo, destemido. Há um terceiro personagem, nós mesmos, a soma dos outros dois, com seus medos e suas curiosidades. Conscientes desses personagens, a palestrante espera que os colaboradores possam silenciar aquele que os impede de crescer.

A SIPAT 2023 contou com três dias de atividades. O segundo foi dedicado ao treinamento de primeiros socorros. A Liga de Semiótica e Semiotécnica do curso de Enfermagem (Lasseu) conciliou teoria e prática. Houve também a palestra “Terapias Alternativas e Complementares Antiestresse”, com a farmacêutica e mestre em Ciência da Saúde, Jussara Mesquita. Ela dividiu sua exposição em tópicos: planta medicinal, fitoterápicos, florais de Bach, aromaterapia, cromoterapia, homeopatia, arteterapia e meditação.

O encerramento da SIPAT abordou o tema “Violência, Assédio, Igualdade e Diversidade no ambiente de Trabalho”. A advogada Rafaela Cândida Tavares Costa, doutora em Proteção dos Direitos Fundamentais e professora da UNIFENAS em Divinópolis-MG, fez sua exposição a partir de uma transmissão ao vivo, com interação para tirar dúvidas dos participantes.

Empresas da cidade de Alfenas patrocinaram a semana com a doação de brindes, sorteados no final de cada atividade. Patrocinadores: Sicoob Sarom; Xandão Lanches; Pelu Pelúcia; Salão Jack Aquino Espaço Beleza; Padaria Cruzeiro; Drogamed; Dn – Distri Nunes; Rahra; Tão Doce; Salão Beleza Natural e Estética; Alfalagos; Restaurante dos Lagos; Lagos Embalagem; OCB; Supermercado dos Lagos; Supermercado São Paulo; SLD; e Balila Fast-Food.

UNIFENAS Vestibular