24 de julho de 2023

UNIFENAS recebe selo de compromisso com a empregabilidade

Selo “Instituição Comprometida com a Empregabilidade” conquistado pela UNIFENAS

Com a chancela da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) e da Symplicity, empresa líder no mundo em plataforma e serviços para empregabilidade de alunos, a UNIFENAS recebeu o selo de “Instituição Comprometida com a Empregabilidade”. Como evidenciado no nome dado ao selo, ele comprova que a Universidade tem garantido a entrada de seus egressos no mercado de trabalho.

O selo é resultado de uma pesquisa de avaliação de empregabilidade dos graduados em bacharelado, licenciatura e tecnológico, no período de 31/07/2021 a 30/06/2022, das Instituições Ensino Superior (IES) brasileiras que participaram da iniciativa. A UNIFENAS, com o seu Núcleo de Acompanhamento e Integração de Egressos, também participou da pesquisa e diante dos bons resultados recebeu o selo. Segundo o coordenador do Núcleo, o Prof. Rogério Ramos do Prado, que também é diretor de extensão e assuntos comunitários, os egressos da Universidade aderiram à pesquisa. “O nosso índice de empregabilidade está dentro da média nacional de 69 a 70% dos egressos recentes já empregados. O que nos deixa felizes com o reconhecimento da ABMES e da Symplicity.”

O professor ressalta que na UNIFENAS cada curso acompanha seus egressos, bem como garante oportunidades de estágios curriculares e extracurriculares aos graduandos. Estes estágios muitas vezes resultam, posteriormente, no vínculo empregatício. Ele destaca que os programas de iniciação científica, ligas acadêmicas e atividades de extensão também abrem portas para o mercado de trabalho. “Então, ao longo do curso os nossos alunos têm oportunidades de ampliar o seu network. Tudo isso gera um processo de empregabilidade no futuro.”

Rogério Prado destaca que a UNIFENAS possui mais de 45 mil egressos. Com o Núcleo da Universidade há o relacionamento com aproximadamente 10 mil destes ex-alunos, para com os quais compartilha oportunidades de trabalho.

Dos dados obtidos das IES, que participaram da pesquisa, retratam que de acordo com o tipo de curso estão inseridos no mercado de trabalho 70% dos que cursaram bacharelado, 61% dos que cursaram licenciatura e 69% dos que fizeram curso tecnológico. Quanto à renda, a média salarial dos egressos foi de R$3.972,52 (Bacharelado), R$2.392,86 (Licenciatura) e R$3.709,48 (Tecnológico). De acordo com a ABMES e a Symplicity, por meio da pesquisa pretende-se “instituir um padrão nacional de acompanhamento de empregabilidade de egressos recentes; contribuir com aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação utilizados pelo Ministério da Educação; e que os resultados se tornem uma referência de mercado e tendências para o acompanhamento de egressos no Ensino Superior.

UNIFENAS Vestibular