24 de agosto de 2023

Nova jornada com a MED-Alfenas

Calouros do curso de Medicina 2023/2

Histórias e sonhos compartilhados. Na recepção aos calouros de Medicina da UNIFENAS, em Alfenas, gestores e professores contaram vivências que influenciarão na vida dos futuros médicos e médicas. Uma recepção que emocionou os calouros que receberam o primeiro jaleco de seus padrinhos e familiares.

Personagens reais contaram parte da jornada que os trouxeram a este momento. Histórias como a de Antônio José Figueiredo, que aos 46 anos de idade começa a cursar Medicina, pois nunca deixou de sonhar. Professor de biologia há 22 anos, ele disse que a fé e a determinação o acompanham. “Desde criança trago em meu coração a vontade de fazer Medicina, de ser médico; e claro, com certeza, ajudar o próximo. Não foi possível quando adolescente. Cursei o curso de Farmácia, me formei, tornei-me professor de educação básica e hoje, depois de casado, pai de duas filhas, uma de 20 e uma de 15, estou realizando o meu sonho; e daqui alguns anos médico.”

O primeiro contato com a Universidade certamente ficará marcado nos corações e mentes daqueles que alcançaram um objetivo que não é apenas seu, pois também envolve familiares. O avô materno e o pai de Felipe Barbosa representam a emoção de muitos. De acordo com o avô Ivo Geraldo a comemoração já se estende há algum tempo. “É gratificante, a gente está vibrando desde que ele nos contou o resultado de que ele tinha sido aprovado aqui na UNIFENAS”. Alex Barbosa, pai de Felipe, complementou com uma única palavra que resume o que esperar para o futuro do filho. “Sucesso, sucesso”.

Felipe descreveu como foi receber o seu primeiro jaleco do avô e de seu pai. “Foi muito especial. Porque passaram a vida inteira comigo, me criaram, trocaram minhas fraldas, sempre estão junto na caminhada. E ter a oportunidade de estar ali é incrível.”

A jornada que os alunos seguirão na graduação terá momentos difíceis e de alegrias, como destacaram os professores. Porém, podem ter a certeza de que a caminhada será conjunta com a UNIFENAS, que enxerga em cada um, não um novo estudante e sim uma pessoa, uma família que deseja realizar um sonho; como destacou o Professor Danniel Coelho, pró-reitor acadêmico da UNIFENAS. “Acima de tudo, são pessoas, são sonhos, são expectativas. É um projeto de uma família inteira. A gente tem que ter a noção da nossa responsabilidade, da responsabilidade que a gente tem enquanto instituição na formação desses jovens e no processo de ensino e aprendizagem deles. E que a Universidade, a experiência na Universidade, de fato seja transformadora na vida deles. São muitas expectativas, são muitos sonhos, e a gente não tem dúvida que respeitando o legado do professor Edson Velano, a gente estará à altura dessas expectativas e sonhos”.

Momentos formais, momentos informais com a bateria do curso foram pensados para demonstrar que na UNIFENAS o clima de família se faz presente. A Cerimônia do Jaleco, como sempre, marca a recepção acadêmica, como ressalta o coordenador do curso, o professor José Sérgio. “A gente se renova cada vez que a gente vê esses meninos recebendo o primeiro jaleco, iniciando a sua jornada. Então, para gente é uma felicidade enorme poder propor para esse nosso país, ótimos profissionais no futuro.”

Luísa Messora, coordenadora adjunta do curso de Medicina, compartilha do mesmo sentimento de satisfação dos alunos, ao iniciarem esta nova etapa em suas vidas. “Cada semestre é uma alegria para nós recebermos esses alunos e eu acredito que eles também ficam muito felizes de estarem aqui.”

O jovem Eduardo Manfron de Paula é um dos exemplos que acreditam no ensino que receberão na UNIFENAS. Viveu por um período de tempo no Canadá, com a possibilidade de cursar Medicina na América do Norte, porém retornou ao Brasil e se orgulha de ter escolhido a UNIFENAS para se graduar em Medicina. “Agora estou aqui na Cerimônia do Jaleco. Tudo aconteceu muito rápido. Ainda processando; mas muito feliz, com certeza.”

Ao lado do filho, Roberta Manfron, também viveu um dia mais do que especial. “Eu não tenho nem palavras para expressar tamanha emoção. Ele é um excelente menino, se esforçou, passou em uma faculdade extremamente reconhecida. Então, para nós, como pais, ter o ‘Dudu’ na UNIFENAS, tendo oportunidade de cursar o curso de Medicina em uma instituição tão reconhecida, é maravilhoso.”

UNIFENAS Vestibular