Seminário e Fórum promovem a sustentabilidade Agrícola
Everton Marques
Jônadan Hsuan Min Ma, diretor presidente da Federação; Danniel Coelho, pró-reitor acadêmico; Profa. Maria do Rosário Araújo Velano, reitora da UNIFENAS; Maria Emília, esposa do homenageado e seus familiares
A UNIFENAS realizou a 22ª edição do Seminário UNIFENAS Rural simultaneamente ao 2º Fórum Sul Mineiro – Sistema Plantio Direto e Sustentabilidade Agrícola, em parceria com a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto e a Emater. O evento, na Universidade e na Fazenda Vitória, reuniu produtores rurais, pesquisadores, estudantes e especialistas em uma jornada dedicada à inovação e à sustentabilidade no campo.
O Seminário e o Fórum compartilharam conhecimentos técnicos e científicos do plantio direto, com destaque para a capacidade de conciliar produtividade agrícola com conservação ambiental. Foram dois dias de programação, no mês de maio. Na abertura, a professora Maria do Rosário Araújo Velano, reitora da UNIFENAS, enfatizou a urgência de soluções sustentáveis em seu discurso: “É urgente pensarmos soluções sustentáveis, que unam produtividade, preservação ambiental e responsabilidade social. E é justamente nesse contexto que este Fórum se torna ainda mais relevante”.
Palestrantes de diversas regiões do Brasil discutiram temas pertinentes ao setor agrícola no auditório “Professor Edson Antônio Velano”, na biblioteca Central da UNIFENAS. Jônadan Hsuan Min Ma, diretor presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto, destacou que é uma grande honra e satisfação realizar o Fórum em Alfenas, “por três motivos principais: primeiro, estamos junto a uma região produtora das mais importante do Brasil, não apenas de café, mas de cereais, uma agropecuária muito forte; segundo lugar, junto a academia, junto à Universidade, junto aos futuros profissionais; e terceiro lugar, claro, com a experiência prática dos produtores, mostrando o dia a dia da realidade, trazendo experiência deles, para todos que já trabalham e que irão trabalhar na atividade”.
O curso de Agronomia da UNIFENAS foi responsável pela organização do Seminário, que culminou com o Dia de Campo na Fazenda Vitória. Os participantes observaram de perto as técnicas discutidas nas palestras e trocaram experiências quanto ao plantio direto. "A Fazenda Vitória é uma fazenda modelo para tecnologia. É muito significativo esse evento tanto para produtores, alunos e extensionistas”, disse Adauton Vilela de Rezende, professor do curso de Agronomia.
Além das atividades técnicas, o evento prestou uma homenagem póstuma ao agrônomo Marcelo Amoreli Silveira, reconhecido por suas contribuições à recuperação de solos degradados e ao uso sustentável da terra. A cerimônia, conduzida por Leopoldo Antonio Pereira, vice-presidente da Federação, foi marcada por um vídeo que retratou a trajetória e o legado de Marcelo. O momento, que ocorreu na abertura do Fórum, emocionou familiares e colegas presentes. “Eu só tenho que agradecer novamente, repetindo, é gratidão para ele. Porque assim, é um legado de muito respeito que ele tinha para a profissão. Respeitava a terra, respeitava todos que trabalhavam com ele”, enfatizou Maria Emília Leite Soares Silveira, esposa do homenageado.
O professor Adauto afirmou que Amoreli “atuava principalmente nas grandes fazendas de cereais. Ele era ligado à tecnologia, à vida do solo, colocando palhada no solo, melhorando a vida microbiológica do solo e, resumidamente, produzindo com sustentabilidade”.