Home Mapa do site
English
Notícias
23 de abril de 2012

Jornal Americano publica artigo de aluno do curso de Medicina
Joismar Rodrigues desenvolveu uma pesquisa inédita sobre a dor de cabeça

Everton Marques
Ampliar foto
“Felizmente experimentei muito prazer em sua execução, o que torna o caminho menos laborioso”, diz Joismar sobre a produção do artigo

“Prevalência e impacto das cefaleias avaliadas pelo Programa de Saúde da Família”; este é o título do artigo produzido por Joismar Manuel Rodrigues, aluno do 11º período do curso de Medicina da UNIFENAS, campus de Belo Horizonte. Seu trabalho, que segundo o autor é inédito no Brasil, foi divulgado no periódico Headache (The Journal of Head and Face Pain), publicação oficial da Sociedade Americana de Dor de cabeça dos Estados Unidos.

Em linhas gerais, o artigo orientado pelo professor dr. Ariovaldo da Silva Junior, um dos coautores, foi desenvolvido na cidade mineira de Capela Nova, junto a equipe de saúde da família. Uma das propostas foi a identificação de pessoas com dor de cabeça no período de um ano. O que de acordo com Joismar possibilitou definir as características epidemiológicas da dor de cabeça “bem como as associações com determinantes sociodemográficas, que foram confrontadas com a literatura disponível”.

Bolsista do Probic/UNIFENAS (programa de bolsa de iniciação cientifica da Universidade), Joismar se diz satisfeito com a publicação, pois retrata a sua dedicação às atividades de pesquisas, iniciadas no 2º período do curso de Medicina. “Considero que o caminho a percorrer ainda é longo, mas sem dúvida, esta publicação representa o produto de algo que comecei a cultivar há algum tempo”, afirmou o acadêmico.

Joismar divide a autoria do seu trabalho com os docentes Ariovaldo Silva Júnior, Marcelo Bigal, Luiz Vasconcelos, Rodrigo Gomez, Abouch Krymchantowski, Pedro Moreira Filho e Antonio Teixeira.




Notícias Anteriores

Março