Notícias UNIFENAS

Notícias

13 de junho de 2012

Professor da Computação é co-autor de publicação digital

O site intechopen.com mostra os downloads feitos ao redor do mundo todo


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Professor Marcos Alberto de Carvalho possui três pós-graduações na área, especialista em Informática Gerencial (FAI – 1997), Mestre em Engenharia Elétrica (EFEI, 2000) e Mestre em Ciência da Computação (UNIFEI, 2010)

O professor do curso de Ciência da Computação da UNIFENAS, Marcos Alberto de Carvalho, é co-autor de um capítulo do livro “Fuzzy Inference System - Theory and Applications”, publicado em formato digital, para download, no site www.intechopen.com.

O nome do capítulo é “An Evolutionary Fuzzy Hybrid System for Educational Purposes” e, segundo Professor Marcos, parte deste texto compõe a ementa de sua disciplina de Inteligência Artificial, e assim, será mais uma das bibliografias aos acadêmicos.

De acordo com Marcos Alberto, a “InTech” é uma editora internacional de acesso aberto que abrange as áreas de Ciências, Tecnologia e Medicina e, por isso, essa publicação tem um alcance mundial, o que caracteriza sua relevância para o pesquisador, para a UNIFENAS e para o curso de Ciência da Computação. “A ‘InTech’ já publicou mais de 1.500 livros e vários periódicos. Seus livros são digitais, com acesso on-line gratuito e disponível ao público na Internet. No caso do capítulo publicado, os autores podem acompanhar as estatísticas de acessos por país e verificar a repercussão do trabalho.”

O professor da UNIFENAS comenta que a publicação é o reconhecimento do trabalho de pesquisa que realizou durante o curso de Mestrado em Ciência da Computação. Segundo ele, outros pesquisadores e profissionais poderão conhecer as técnicas apresentadas e a partir daí desenvolver novas pesquisas, colaborando ainda mais para o avanço da área. “Para a UNIFENAS, esse trabalho representa um retorno científico em benefício de seus acadêmicos, que podem contar com um professor com uma formação mais completa.”

O capítulo pode ser acessado no http://www.intechopen.com/articles/show/title/an-evolutionary-fuzzy-hybrid-system-for-educational-purposes.

Sobre o capítulo

A Inteligência Artificial busca apresentar soluções computacionais para problemas os quais, até o momento, o homem é capaz de resolver ou fazer melhor. Para isso existem hoje muitas técnicas para a implementação de sistemas inteligentes. Uma das técnicas que vêm se destacando nessa área é a Lógica “Fuzzy”, que permite a construção, por exemplo, de sistemas de controle. O capítulo apresenta um software educacional desenvolvido para ensino dessa lógica, e o aluno pode criar um sistema “Fuzzy” que estaciona automaticamente um veículo, em marcha ré, em uma garagem.

A qualidade desse controle é medida pelo tamanho do percurso do estacionamento, que deve ser mínimo. Para que isso ocorra, o usuário tem que ajustar os parâmetros do controlador que normalmente são muitos. O método até então utilizado para isso é o conhecido como da tentativa-e-erro. Esse método é manual, lento e na prática não produz bons resultados. O texto descreve então um método automático para ajustes dos parâmetros do controlador “Fuzzy” em questão. São utilizados para isso os Algoritmos Genéticos, que são algoritmos de busca e otimização inspirados na biologia e na genética. Trata-se então de um sistema híbrido, ou seja, duas técnicas de inteligência artificial aplicadas em conjunto para resolver o mesmo problema. Os resultados do método desenvolvido são apresentados e sua eficiência pode ser verificada.