24 de julho de 2012

Atuação do farmacêutico no setor de pesquisa

UNIFENAS e a empresa BioTécnica possuem convênio de cooperação mútua

Colaboração - Agda Andrade*

No Brasil o farmacêutico pode exercer cerca de 71 atividades diferentes, sendo uma delas a pesquisa e o desenvolvimento de reagentes destinados ao diagnóstico laboratorial “in vitro”.

Os exames de laboratório tornaram-se ferramentas imprescindíveis a uma prática médica de alto nível. As decisões clínicas críticas são cada vez mais frequentemente tomadas mediante a avaliação de parâmetros laboratoriais. É de suma importância a utilização de reagentes que atendam aos requisitos de garantia da qualidade, uma vez que serão um dos principais componentes de um sistema analítico.

A UNIFENAS e a BioTécnica, empresa dedicada à pesquisa, desenvolvimento e produção de reagentes para uso em diagnóstico “in vitro”, possuem um convênio de cooperação mútua de suma importância para o crescimento técnico e científico destas instituições. Especializada nas linhas de bioquímica, turbidimetria, testes rápidos, calibradores, controles e analisadores, a empresa investe em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). A maioria dos produtos comercializados por ela é de desenvolvimento e produção própria.

Fazem parte do quadro de funcionários da empresa nove farmacêuticos, sendo quatro formados pela Universidade. Além destes, uma aluna do 6º período de Farmácia do câmpus de Varginha é estagiária do Laboratório de pesquisa e desenvolvimento. O setor de P&D se dedica a projetos de desenvolvimento de produtos na área de biotecnologia em diagnóstico “in vitro”.

O mercado de diagnóstico “in vitro” movimenta hoje no Brasil, em termos de produtos e prestação de serviços, em torno de US$ 80 milhões ao ano, com uma rede de laboratórios de análises clínicas espalhados por todo o território nacional, num total aproximado de 12 mil Laboratórios.

Laboratório de P&D

As funções exercidas pelos profissionais farmacêuticos no Laboratório de P&D são: elaborar projetos; gerenciar as pesquisas; desenvolver produtos em escala piloto e industrial; elaborar documentações para a saída de projetos; conhecer as normativas da ISO 9001:2008, ISO 13485:2003, ISO 14971, BPFC –ANVISA, entre outras; realizar a busca de referências bibliográficas; conhecer e realizar testes de validação de um produto de acordo com as normativas legais; escrever e submeter projetos para instituições de fomento (ex: FAPEMIG, CNPq, CAPES); elaborar projetos em parceria com universidades e centros de pesquisa; colaborar com a homologação de fornecedores de insumos e produtos químicos; participar de congressos e feiras nacionais e internacionais destinados ao diagnóstico clínico laboratorial; atualizar os conhecimentos em cursos técnicos de aperfeiçoamento e treinamento; e colaborar e interagir com outros setores da empresa, como controle de qualidade, produção e assessoria científica.

*PhD, Farmacêutica Bioquímica responsável pelo P&D da BioTécnica e Professora da UNIFENAS