14 de abril de 2011

Universidade e parceiros retomam o Sul milho

Evento é considerado importante para o agronegócio da região de Alfenas-MG

Professores, alunos de Agronomia, produtores e representantes de empresas que participaram da abertura na Universidade

O Sul Milho (Encontro Sul Mineiro de Produtores de Milho) voltou a ser realizado pela UNIFENAS, Prefeitura de Alfenas, Emater e Fazenda Vitória. Interrompido por algum tempo, o encontro se caracteriza pela apresentação dos melhores híbridos lançados no mercado. O milho é um dos principais produtos do agronegócio da região, o que torna o Sul Milho uma importante realização para produtores, empresas, pesquisadores e alunos do curso de Agronomia da UNIFENAS.

A retomada do evento, que chega à sua 8ª edição, teve a abertura oficial com a palestra sobre a “Situação atual e perspectiva da utilização da semente de milho transgênico”. Ela foi proferida pelo professor da Universidade Federal de Lavras, dr. Renzo Garcia Von Pinho, no dia 14 de abril, no Salão Azul da Biblioteca Central da UNIFENAS. No dia 15 ocorreu, na Fazenda Vitória, a “dinâmica de campo”, com a apresentação dos resultados apresentados pelos híbridos cultivados.

Para que o Sul Milho ocorra é importante a participação de empresas de semente, fertilizantes e máquinas agrícolas. Este ano, as empresas que acreditaram na retomada do evento foram: Pionner, Heringer, Agroceres, Syngenta, Du Pont, Agroeste, Biogene, Dekalb, Bimatrix e Somassey.

Como destacou Rogério Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, o Sul Milho é um importante evento de integração da Universidade, por congregar alunos, professores, produtores e empresas do setor. “Ele [Sul milho] foi institucionalizado em 2001, por ocasião da criação dos nossos programas de extensão. Esteve parado por algum tempo, mas, agora, o curso de Agronomia decidiu retomar o programa, que, com certeza, vai garantir aos nossos alunos uma oportunidade de aprendizagem considerável”, destacou o diretor.