Notícias UNIFENAS

Notícias

25 de março de 2013

Sul Milho: uma década de sucesso

Este ano o evento contou com a presença de 600 produtores rurais na Fazenda Vitória


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Produtores aproveitam o Dia de Campo para trocar experiências

“Os benefícios da mecanização na produção agrícola” foi o tema da palestra de abertura do 10º Sul Milho (Encontro Sul Mineiro de Produtores Rurais de Milho), proferida pelo técnico em eletromecânica e supervisor de pós-venda da concessionária Case IH, Marcos Pires, dia 20 de março.

O palestrante resgatou um pouco da história da agricultura, desde o ano 300 a.c até os dias de hoje, mostrando a evolução dos equipamentos, o que se usava e o que se utiliza atualmente em benefício da agricultura. “A mecanização trouxe inúmeras vantagens, como alta produtividade, custo benefício, evolução na tecnologia de produção de semente, fixação do produtor no campo, melhoria da terra e a colheita em si, de modo geral”.

A palestra ocorreu no Salão Azul da Biblioteca Central da UNIFENAS e contou com a presença de acadêmicos, professores e coordenadores de cursos, além de autoridades locais. Nesta noite ocorreu também uma exposição de painéis de receitas, pelo curso de Nutrição.

O prefeito de Alfenas, Maurilio Peloso também prestigiou a abertura do evento. Em sua opinião, o Sul Milho é um acontecimento que contribui para o aumento da produtividade do milho em Alfenas. “Tomei conhecimento de que Alfenas é o município com maior produtividade de milho, o ‘grão de ouro’ na região do sul de Milho, com uma produção de 10 toneladas por hectare, o que corresponde a 166 sacos por hectare. Esta é a média de produção nos Estados Unidos”.

No dia 21, ocorreu o Dia de Campo, na Fazenda Vitória, onde foram expostos equipamentos agrícolas e apresentação das empresas produtoras de sementes e participantes. E houve ainda degustação das receitas produzidas pelo curso de Nutrição.

É durante este momento que eles trocam experiências com os representantes de empresas. Para o agricultor Marcos Elíseos, conhecimento de novas tecnologias empregadas no campo é o que o motivou a participar da 10ª edição do Sul Milho.

Para o coordenador regional de culturas da Emater de Alfenas, Wilson Lasmar, a produção de milho na região triplicou no decorrer de 10 anos. “Acreditamos que grande parte desta evolução se deve as informações trazidas pelo Sul Milho”.

Professor Dr. José Messias, coordenador científico do Sul Milho, destaca que o grande número de produtores presentes no encontro (em torno de 600) reforça a ideia de que realmente os agricultores estão ávidos por conhecimento de novas tecnologias e desenvolvimento.

Para Rogério Prado, Diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS, o Sul Milho é um evento “bem sucedido de integração da Universidade com a comunidade”.



Brasil: segundo maior produtor de alimentos

Conforme o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Jonh Straus, o Brasil é o segundo maior produtor de alimento do mundo. “Assim, temos que cultivar um produto de qualidade para exportação e para nossa boa alimentação”.

O acadêmico de Agronomia Guilherme de Souza ressalta que é grande a experiência adquirida no Sul Milho. “São ótimas empresas, e nós estamos aqui conduzindo o pessoal e aprendendo muito”.



Difusão de tecnologia



Byron Assis, representante de uma empresa expositora, define o Sul Milho como uma difusão de tecnologia que vem contribuindo com o crescimento da produtividade do milho na região. “Sempre fizemos questão de participar dos 10 anos desse encontro”.

O Sul Milho é organizado pela UNIFENAS, Emater-MG, Fazenda Vitória e a Prefeitura de Alfenas, com o apoio a Associação Comercial e Industrial de Alfenas, Banco do Brasil e Copasa.

Este ano participaram do encontro as empresas Dow AgroSciences, Syngenta, Biomatrix, Sementes Monte Santo, Santa Helena Sementes, Riber, Du Pont, Case IH – Agriculture, BioGene e Pioneer.