Medicina Câmpus Alfenas





Sobre o Curso

  • Duração do curso: 12 semestres
  • Período: Integral
  • Câmpus: Alfenas
  • Criação: Resolução CAP 1 de 15/12/1988, Parecer CEE 752/1988
  • Reconhecimento: Portaria do MEC nº. 985, de 29/06/1994, publicada no DOU de 30/06/1994
  • Renovação de Reconhecimento: Decreto de 28/03/2006, publicado no “MG” de 29/03/2006. Parecer CEE nº. 1.311, de 13/12/2005, homologado pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
AVALIAÇÃO DO CURSO
ENDADE
2016
3
cpc
2016
3
CC:
MEC
4


CONTATO
Curso de Medicina - Câmpus Alfenas
E-mail: medicina.alfenas@unifenas.br
Telefone: (35) 3299-3166
Endereço: Rodovia MG 179, Km 0, Trevo
Bloco 05 CEP 37132-440

COORDENAÇÃO
Prática e reflexão constantes

Desde o 1º período, o curso de Medicina da UNIFENAS insere o futuro médico nas práticas na comunidade. A partir do 7º período, até o 12º, em sistema modular, privilegia a prática médica e a reflexão. Do 9º ao 12º períodos, oferece o internato médico, com plantão em seis grandes áreas: Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde da Família e Comunidade e Urgência e emergência.


Hospital-escola de referência

Em Alfenas, o Hospital Universitário Alzira Velano, é um hospital geral que realiza atividades de ensino, pesquisa e assistência, sendo referência macrorregional no sistema municipal e estadual de Saúde no atendimento aos pacientes portadores de doenças de média e alta complexidade. Reconhecido pelo MEC e Ministério da Saúde como hospital de ensino, o Alzira Velano é um Complexo Hospitalar formado pelo Hospital Central, 6 Ambulatórios assistenciais em bairros da cidade, 5 Clínicas Especializadas, incluindo o CER III- Centro Especializado em Reabilitação (fonoaudiólogo, fisioterápico e visual) e o Centro de Ensino e Pesquisa –CEP, com salas de aula, laboratório de informática, laboratório de habilidades e biblioteca.

Com moderno serviço de apoio ao diagnóstico e Pronto Socorro que atende 24 horas, o Alzira Velano é referência macrorregional em Gestação de Muito Alto Risco, Urgência e Emergência, Neurocirurgia, Ortopedia, Cirurgia Vascular, Cirurgias Bucomaxilofaciais e Lesões Lábiopalatais, Saúde Auditiva, Radiologia e em UTI Adulto, UTI Neonatal e UTI Pediátrica. É também credenciado como Centro Captador de Órgãos e possui Banco de Tecidos Oculares e Banco de Sangue.

Integrado ao Sistema Único de Saúde, o Alzira Velano participa da Rede Estadual de Urgência e Emergência e realiza cerca de 10 mil procedimentos ao mês, dos quais 85% são pelo SUS.

O Hospital oferece Residência Médica em 12 especialidades: Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Medicina de Urgência, Neurocirurgia, Nefrologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Radiologia e diagnóstico por imagem. Na área odontológica, o hospital possui curso de especialização em cirurgia bucomaxilofacial.

O Alzira Velano atende e cuida da saúde da população de Alfenas e região, e em alta complexidade, de mais de 100 cidades do Sul e do Sudoeste de Minas, uma população estimada em um milhão de pessoas. O que marca a excelência do Alzira Velano, além da solidez da instituição, da qualidade das instalações, serviços e equipamentos é a filosofia humanista que orienta as ações de toda equipe.


Histórico

O Curso de Medicina Alfenas foi autorizado pela resolução do Conselho de Administração e Planejamento (CAP) nº 001 de 15/12/88 da UNIFENAS, parecer do Conselho Estadual de Educação (CEE) 752/88, sendo reconhecido pela portaria do Ministério da Educação e Cultura (MEC) nº 985 de 29/06/94, Diário Oficial da União (DOU) de 30/06/94, página 9725, parecer CEE 231/94. A renovação de reconhecimento ocorreu em 11/04/2000 (decreto nº 40.996) eem28/03/2006, publicado no MG 29/03/2006.

- 1989 - início do Curso de Medicina
- 1991 - implantação de ambulatórios periféricos nos bairros: Pinheirinho, Nova América, Vista Grande, Vila Esperança, Cruz Preta, Nossa Senhora de Fátima e Santos Reis (Núcleo deAssistência Psicossocial)
- 1992 - inauguração do Hospital Universitário Alzira Velano
- 1993 - início das residências médicas que hoje abrangem clínica médica, obstetrícia e ginecologia, cirurgia geral, pediatria, anestesiologia, neurocirurgia, radiologia, nefrologia, medicina de familia e comunidade
- 1994 - reconhecimento do curso peloMEC(Portaria 985, de 26/06/94)
- 1995 - criação do internato rural/ambulatório/ enfermaria e especificidade da disciplina.
- 2000 - adesão à politica nacional de atenção básica (término do internato rural/ implantação de Unidades de Saúde da Família)
- Mudança do regime anual para semestral
- 2005- aprovado o projeto Pró-Saúde (Programa de Reorientação à Formação Médica)
- 2007 - criada a Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES)
- 2008 - criado o Núcleo Docente Estruturante (NDE)
- 2009 - criado o Núcleo de Estudos e Desenvolvimento em Educação Médica (NEDEM).


Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico do curso de Medicina está em consonância com suas diretrizes curriculares nacionais e com o Programa de Reorientação à Formação do Profissional Médico - Pró-Saúde, um programa do Ministério da Educação e Ministério da Saúde.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.

O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.

É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:

Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares

Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares

Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares

Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar

Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Estágios Curriculares Supervisionados

Os estágios Curriculares Supervisionados têm um papel estratégico na formação do aluno como profissional qualificado.

Colocando em prática a teoria, o discente, em contato com profissionais de sua futura área de atuação, tem a oportunidade de aprimorar sua técnica e de adquirir a maturidade indispensável que, posteriormente, irá qualificá-lo como profissional capacitado

O estágio curricular obrigatório ocorre do 9º ao 12 períodos, nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Puericultura e Medicina da Família e Comunidade.


Perfil do Egresso

O egresso do curso de Medicina da UNIFENAS - Alfenas é dotado de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar no processo saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, realizando atendimentos nas áreas clínicas e cirúrgicas ambulatoriais e de urgência / emergência, encaminhando o paciente quando necessário, usando o sistema de referência e contrarreferência da região onde estiver inserido. Deve pautar suas decisões na análise criteriosa da Medicina Baseada em Evidências. Realiza ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.


Portal do Egresso


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.

A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.


A UNIFENAS promove anualmente o SEMIC – Seminário de Iniciação Científica, onde são apresentados trabalhos vinculados às linhas de pesquisas, desenvolvidos por alunos.


Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
Tutorial de utilização do portal da CAPES
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte I)
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte II)

Extensão

As ações de extensão do curso de Medicina são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes, como do Hospital Universitário Alzira Velano e a Prefeitura Municipal de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Grande parte das ações de extensão é desenvolvida pelas Ligas Acadêmicas.

São elas:

Ligas Acadêmicas

Ligas Atléticas

Núcleos Acadêmicos

Página da Extensão Universitária


Laboratórios

O curso conta com laboratórios básicos e especializados que se destinam à realização das atividades práticas necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à formação do profissional médico. São eles:

Laboratório de Morfologia
Laboratório de Parasitologia e Genética
Laboratório de Microbiologia e Imunologia
Laboratório de Fisiologia e Farmacologia
Centro Anatômico
Laboratório de Patologia
Laboratórios Multidisciplinares I (Bioquímica)
Laboratório de Habilidades em Primeiros Socorros e Técnicas de Enfermagem
Laboratórios de Habilidades em GO e Clínica Geral
Laboratórios de Bases de Técnicas Cirúrgicas

Laboratórios de Informática:

Os laboratórios de informática estão disponíveis aos alunos como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos.
Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o aluno vivenciará no exercício de sua profissão.
Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.



Próximos Eventos

Notícias

Previous Next
Previous Next
Previous Next

Vídeos